ENQUANTO HOUVER A VIDA… BUIA KALUNGA!!!

BUIA KALUNGA – ENQUANTO (REAL RAGGAMUFFIN RIDDIM) – STÚDIO EKORD 2016

Depois do clipe “A Cena” com participação de Ba Kimbuta, lançado no final de 2015, Buia Kalunga, militante do grupo Kilombagem integrante da banda Ba-Boom, está de volta com o single “Enquanto”. Trata-se de um dubplate, uma forma de produção típica do reggae, gravado para a equipe Rasta Connection de Fortaleza-CE. Originalmente, o dubplate é um disco de acetato, normalmente de 10cm de diâmetro, onde cantores gravam músicas exclusivas para determinadas equipes ou sistemas de som, também chamados “sound systems”. A cultura do reggae sound system nasceu na Jamaica e se espalhou pelo mundo, popularizando também as gravações de dubplate. Hoje em dia, nem sempre elas são prensadas em disco, podendo ser lançadas apenas no formato digital, como é o caso de “Enquanto”.

bua kalunga 3

 

A música segue a linha do raggamuffin, bastante usada por Buia, e fala da justiça social como condição fundamental para se alcançar a famigerada “paz”, palavra tão comum nas letras de reggae, mas que nem sempre tem seu significado compreendido como um todo. “Confundem paz com submissão” diz o cantor, e acrescenta: “É muito conveniente pra quem nos oprime ter esse discurso tranquilizante quando o bicho tá pegando, quando a luta de classes fica em evidência, quando há tensão social. A paz da burguesia é essa: o silêncio dos oprimidos. A nossa paz não pode ser assim, queremos liberdade. Como diria Malcolm X: ninguém está em paz a menos que tenha sua liberdade”.

 

kilombagem

A missão do Grupo Kilombagem é a apropriação, produção e difusão de conhecimento a cerca da humanidade e suas principais contradições sociais.

Você pode gostar...

Faça um comentário sobre esse assunto!

%d blogueiros gostam disto: