Evento “Psicologia e Sociedade: Rompendo o silêncio que sustenta o racismo.”

600x600_psicologia e sociedade

Apresentação
O racismo na sociedade brasileira tem sido denunciado pelos movimentos negros, pelas pessoas negras, pesquisadoras/es e intelectuais antirracistas em diversas áreas como esporte, educação, produções artísticas, política, saúde dentre outras.

A Psicologia enquanto ciência e profissão tem o enfrentamento ao racismo regulamentado desde 2002, na forma da resolução CFP 018/02 segundo a qual as/os profissionais devem contribuir com seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e para a eliminação do racismo, além disso, as/os psicólogas/os devem respeitar uma série de normas de atuação relacionadas ao preconceito e à discriminação racial, baseadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Convenção Internacional Sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, na Constituição Federal e em leis nacionais e dispositivos do Código de Ética Profissional do Psicólogo, considerando que o preconceito racial humilha e a humilhação social faz sofrer.

Nesse contexto, a Psicologia precisa rever suas práticas diante dos efeitos psicossociais do racismo e engajar-se na sua compreensão e na possibilidade de contribuir para uma sociedade equânime e transformar as relações raciais.

O Conselho Regional de Psicologia de São Paulo – CRP 06, além de convidar a categoria e a população a refletir sobre o tema, convida também a conhecer a Resolução nº 18/2002 do CFP, que estabelece normas para atuação das psicólogas e dos psicólogos em relação ao preconceito e à discriminação racial.

Programação:

9h30 10h Credenciamento e café de boas vindas

10h 10h30 Mesa de Abertura 
Camila Teodoro Godinho - Conselheira do CRP SP e Coordenadora da Subsede Grande ABCIvani Francisco de Oliveira - Membra da comissão gestora do CRP SP – Subsede Grande ABC e integrante do subnúcleo Psicologia e Relações Raciais do CRPEvellin Silva Oliveira - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais – UFABCWellington da Silva Bento – Coordenador do grupo de trabalho de Igualdade Racial do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC

10h30 12h00 Mesa-Redonda: “Racismo e a situação educacional no Brasil”MediadoraEvellin Silva Oliveira - Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Mestranda em Ciências Humanas e Sociais, pela Universidade Federal do ABC onde pesquisa sistemas de cotas na Pós-Graduação. É assistente docente da disciplinas Processos Migratórios, sob orientação do Prof. Acácio Almeida. Professora Formadora através da parceria entre a Prefeitura de Santo André e a Ação Educativa, visando propor medidas para trabalhar as relações raciais no âmbito escolar.Convidadas/os:Muryatan Santana Barbosa - Bacharel em História (2001), Mestre em Sociologia (2004), Doutor em História Social (2012), mais especificamente História da África, todos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP).
Foi pesquisador visitante na Universidade de Harvard (2010) e consultor da UNESCO-Brasil para o Programa Brasil-África: histórias cruzadas (2011-2012). É autor de livros didáticos e de artigos em revistas especializadas.
Possui experiência de ensino universitário nas áreas de História e Sociologia.
Atualmente é Professor Adjunto do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC).

Regina Maria da Silva - Mestra em Educação: História, Política, Sociedade (PUC-SP), Pedagoga e Socióloga, Especialista em Magistério do Ensino Superior, Professora na Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Rede Municipal de Santo André e Docente do curso de Pedagogia da Faculdade Sumaré.
Professora Formadora através da parceria entre a Prefeitura de Santo André e a Ação Educativa, visando propor medidas para trabalhar as relações raciais no âmbito escolar.


12h00 13h00 Almoço/Brunch

13h 13h30 Apresentação Musical:  Buia Kalunga e Katiara Oliveira  Clã dos Encardidos

13h30 17h Mesa-Redonda: A Psicologia e o enfrentamento ao racismo, na saúde do trabalhador, na clinica, no esporte e na comunidade.Mediadora:
Márcia Santos Miranda -
 Psicóloga formada pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui experiência atua em Medidas Socioedutivas em Meio Aberto e Serviço de Acolhimento Institucional. Atualmente é Acompanhante Terapêutica (AT) no município de São Bernardo do Campo.Convidadas/os:
Eliana Aparecida da Silva Pintor - Psicóloga, especialista em psicologia clínica, mestre em Psicologia da Saúde, coordenadora do CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – de SBCampo.Emiliano de Camargo David - Psicólogo Mestrando em Psicologia Social (PUC SP). Especialista em Psicopatologia e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Professor do curso de pós-graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS). Colaborador do Instituto AMMA Psique e Negritude. Psicólogo Clínico e Acompanhante Terapêutico com experiência em Saúde Mental no âmbito público e privado.Camila Teodoro Godinho - Psicóloga CRP: 06/98759 Formada pela Universidade Metodista de São Paulo com Especialização em Terapia Comportamental pela USP e Especialização em Psicologia do Esporte pelo Núcleo Paradigma de Análise do Comportamento; Conselheira do CRP SP e Coordenadora da Subsede Grande ABC (gestão 2013-2016). Membro da Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte – ABRAPESP (2015-2017) Atualmente realiza atendimento clínico em consultório particular, consultora e idealizadora de projetos ligados a saúde da mulher, qualidade de vida e qualificação profissional em psicologia.

Carlos Eduardo Mendes Psicólogo, Doutorando em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2014) e graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Desenvolve pesquisa com jovens negras da periferia, em comunidades tradicionais (indígenas e quilombolas). Tem acompanhado o Tribunal popular discute ação violenta da polícia nas periferias.
Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social.



Evento em parceira com a: Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC.
 

Ivani Oliveira

Psicóloga - CRP 06/121139 - membro da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicóloga Social). Graduada em Psicologia pela Universidade Bandeirantes de São Paulo; Mestrada em psicologia social na PUC-SP; Conselheira do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Pesquisadora do NUPRAD (Núcleo de pesquisas praticas discursivas cotidiano): Direitos, riscos e saúde na PUC de São Paulo; Experiência de atendimento em grupo de mulheres; Desenvolve estudo sobre construção identitária, Negritude, Feminismo e relações etnicoraciais. Atua com atendimento psicológico clínico no município de Santo André.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>