O PAN-AFRICANISMO E A FORMAÇÃO DA OUA. – Érica Reis de Almeida

Érica Reis de Almeida Revista geo-paisagem (on line). Ano  6, nº 12, 2007. Julho/Dezembro de 2007. ISSN Nº 1677-650 X

Descreve o início da construção do conceito do pan-africanismo no final do século XIX, como o conceito chega à África e o momento em que o mesmo enquanto movimento organizado milita pela independência dos estados africanos. Descreve e analisa como o conceito de pan-africanismo foi utilizado ao longo da história, especialmente da história do continentalismo africano, como um instrumento político na tentativa de transformar o continente numa grande federação. E ainda a  disputa entre dois grupos antagônicos, os maximalistas e os minimalistas, pela definição de que tipo de unidade o continente estaria inserido culminando na formação da Organização da Unidade Africana (OUA).

[gview file="http://kilombagem.org/wp-content/uploads/2013/01/pan-africanismo-Érica-Reis-de-almeida.pdf"]

Leila Maria

Graduada em Educação Física pela ESCUELA INTERNACIONAL DE EDUCACION FISICA Y DEPORTE - CUBA (2008); Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde pesquisou sobre as políticas públicas curriculares e reformas educacionais, com ênfase na implementação da Lei 10.639/03, que altera a LDB 9.394/96 no currículo da educação física. Tem experiência na área de educação, com ênfase em Educação Física.

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>