Categoria: Pensadores

Pensadores que são referencias, necessários e fundamental a leitura de suas obras.

Nkrumah 0

Kwame Nkrumah e o socialismo africano

Nascido em 21 de setembro de 1909, Kwane Nkrumah foi o grande líder da independência de Ghana e um dos mais influentes pensadores do chamado ‘socialismo africano’. Influenciado pelas ideias de Marcus Garvey, do marxista C.L.R. James, do exilado russo Raya Dunayevskaya e do sino-americano Grace Lee Boggs, Nkrumah desenvolveu sua obra em constante relação com os desenvolvimentos da luta independentista na África. O texto abaixo foi originalmente lido no Seminário Africano que ocorreu no Cairo, sob o convite de dois órgãos, o “At-Talia” e o “Problemas da Paz e Socialismo”.

Clóvis Moura e Florestan Fernandes 0

Clóvis Moura e Florestan Fernandes: O protesto escravo na derrocada do sistema escravista nas obras Rebeliões da senzala e Brancos e negros em São Paulo

O pensamento dos sociólogos Clóvis Moura (1925-2003) e Florestan Fernandes (1920-1995) contribuiu de maneira critica para o debate a respeito do negro na formação social brasileira. Suas obras influenciaram os debates dentro e fora da academia na segunda metade do século XX no Brasil, fazendo com que esses autores, com maior ou menor intensidade, sejam dois divisores de águas para a compreensão dos dilemas raciais brasileiros. A partir do estudo comparativo, cabe ao presente trabalho investigar qual a importância atribuída pelos autores à ação politica dos escravos no desgaste e consequente desmoronamento do sistema escravista no Brasil.