TESE DE DOUTORADO FANON E OS FANONISMOS NO BRASIL – Deivison Faustino (Nkosi)

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“Por que Fanon, Por que agora”: Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil

Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos para a obtenção do Título de Doutor em Sociologia.

Autor: Deivison Mendes Faustino (Deivison Nkosi).

Acesse a Tese na íntegra aqui

Resumo

FAUSTINO, D. M. “Por que Fanon, por que agora?”: Frantz Fanon e os fanonismos no Brasil. 2015. 252 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

Este trabalho discute os diferentes caminhos, usos e apropriações do pensamento de Frantz Fanon no Brasil a partir da década de 1950. O estudo se aproxima das proposições de Wynter (1999) e Gordon (2015) ao identificar na perspectiva da sociogênese o eixo estruturante do estatuto teórico fanoniano, e de Hall (1996) e Sekyi-Otu (1996) ao reconhecer no pensamento do autor a articulação aberta e não concluída de elementos teóricos e políticos diversos. A partir dessa constatação, argumenta que o legado de Fanon será reivindicado de maneira diversa por vertentes teóricas distintas e, por vezes, conflitantes.

No Brasil, a recepção de Fanon ocorreu sob a influência do terceiro-mundismo revolucionário, com o foco em Les Damnés de la terre., propiciando, tanto aos leitores ligados à esquerda quanto aos leitores mais afinados com o movimento negro, uma apropriação pautada pela polarização entre colonizador e colonizado e pela afirmação de uma identidade (nacional ou negra) em contraponto à colonização. Já o período contemporâneo, marcado por um crescente interesse nas reflexões de Fanon, estrutura-se por uma maior diversidade de abordagens e focos teóricos, configurando seis sub-campos: 1. Estudos Pós-coloniais e da Diáspora; 2 Negritude; 3. Decoloniais; 4. Branquitude; 5. Psicologia; 6. Ethos Nacional.

FAUSTINO, D. M. “Why Fanon, why now?”: Frantz Fanon and fanonisms in Brazil. 2015. 252 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2015.

This paper discusses the different ways, uses and appropriations of the thought of Frantz Fanon in Brazil between the 1950s and the present day. The study approaches Wynter (1999) and Gordon (2015) to identify the perspective of sociogenesis the structural axis of fanoniano theoretical status, and Hall (1996) and Sekyi-Otu (1996) to recognize the author’s thought the open joint and not completed theoretical and various political elements. From this evidence, it argues that the legacy of Fanon is claimed differently by different theoretical aspects, and sometimes conflicting. In Brazil, the reception of Fanon occurred under the influence of the third Worldism revolutionary and its focus on Les Damnés de la terre. Providing both the players connected to the left as readers more attuned to the black movement, a guided appropriation the polarization between colonizer and colonized and affirmation of identity (national or black) as opposed to colonization. But the contemporary period, marked by a growing interest in the reflections of Fanon, is structured by a greater diversity of approaches and theoretical focus, setting six sub-fields: 1.Estudos Postcolonial and the Diaspora; 2. Negritude; 3. Decolonial; 4. Whiteness; 5. Psychology; 6. National Ethos.

 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………………………………………. 20

1 A PROPÓSITO DE FANON: VIDA, OBRA E POLÍTICA …………………………………………………….. 27

1.1 O CORPO, O HOMEM E SUAS POSIÇÕES ………………………………………………………………………………………….. 27

1.2 TEORIA E POLÍTICA DE UM “OXÍMORO RADICAL” …………………………………………………………………………. 53

1.2.1 A sociogênese do colonialialismo ……………………………………………………………………………………………………… 56

1.2.2 Colonialismo, racismo e racialização ………………………………………………………………………………………………… 59

1.2.3 A luta de libertação ………………………………………………………………………………………………………………………… 75

2 A DISPUTA EM TORNO DE FANON: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO 

2.1 OS MÚLTIPLOS FANONISMOS ………………………………………………………………………………………………………… 91

2.2 AS DISPUTAS EM TORNO DE “FANONS” DISCORDANTES ………………………………………………………………. 96

2.2.1 A virada pós-colonial e a retomada de Fanon…………………………………………………………………………………….. 98

2.2.2 As reações e adequações à virada pós-colonial …………………………………………………………………………………. 106

3 FRANTZ FANON E OS FANONISMOS NO BRASIL

3.1 REVISITANDO A RECEPÇÃO BRASILEIRA ………………………………………………………………………………………. 123

3.1.1 Fanon, o ativismo negro (brasileiro) do final da década de 50 e o movimento de Negritude …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….. 124

3.1.2 A autenticidade nacional às esquerdas: Os condenados da terra e a sua morna recepção……………………………………………………………………………………………………………………………………………….. 136

3.1.3 O ativismo negro dos anos 1980 e a autenticidade negra: a retirada das máscaras brancas ……………………………………………………………………………………………………………………………………………………………. 165

3.1.4 Conclusão da seção ……………………………………………………………………………………………………………………….. 192

3.2 O CRESCENTE INTERESSE POR FANON ……………………………………………………………………………………….. 194

3.2.1 Os estudos pós-coloniais no Brasil e a percepção do “colonial” como discurso ……………………………………. 199

3.2.2 A Negritude atualizada: ………………………………………………………………………………………………………………… 203

3.2.3 O pensamento decolonial e o locus latinoamericano de produção de saber ………………………………………….205

3.2.4 Marxismo e existencialismo: A práxis revolucionária e o humanismo radical ………………………………………207

3.2.5 O Ethos nacional ………………………………………………………………………………………………………………………….. 209

3.2.6 O ISEB e o Cinema Novo……………………………………………………………………………………………………………….. 210

3.2.7 Os estudos sobre Branquitude ……………………………………………………………………………………………………….. 211

3.2.8 A dominação psíquica…………………………………………………………………………………………………………………… 211

3.2.9 Conclusão da seção ………………………………………………………………………………………………………………………. 212

CONCLUSÃO ……………………………………………………………………………………………………………. 214

É POSSÍVEL FALAR EM FANON STUDIES NO BRASIL? ………………………………………………………………………. 214

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS………………………………………………………………………………. 222 ANEXOS………………………………………………………………………………………………………………….. 257

ANEXO 1 – Excerto Temi del 2o Congresso Mondiale degli scrittori e artisti neri, 1959 – Commisions arts (Lista de delegados ao Congresso – destaque à comitiva Brasileira, Faustino, 2015) ……………………………………………… .255

ANEXO II – TRABALHOS BRASILEIROS SOBRE FANON POR TÍTULO, TIPO E ANO DE PUBLICAÇÃO ..258

 

Acesse a Tese na íntegra aqui

 

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Deivison Nkosi

Professor e pesquisador. Integrante do Grupo KILOMBAGEM

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1 Response

  1. Paulo Mello disse:

    Deivison, obrigado por compartilhar conosco sua tese sobre Fanon, já salvei para começar a lê-la. Parabéns e fica com Deus. Abraços Paulo Mello

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