VICH, FODEU! A ESQUERDA ESTÁ EM CRISE!!! Mas a foda ainda é o melhor maneira de alcançar o orgasmo.

A foda ainda é o melhor maneira de alcançar o orgasmo. Pelo menos é o que argumenta Slavoj Zizec no belíssimo documentário sobre a ideologia chamado:  “O guia pervertido da ideologia”.

slavoj-cagando

Ao comentar a nossa passividade diante do atual quadro político ele afirma:

O capitalismo está o tempo todo em crise. E é precisamente por isso que ele parece quase indestrutível. A crise não é o seu obstáculo, mas o que o impulsiona a um constante auto-revolucionamento, à estendida e permanente auto-reprodução. Novos produtos, sempre… o desperdício: uma enorme quantidade de lixo.

Nós não deveríamos reagir a essa quantidade de lixo tentando nos livrar dela… talvez, a primeira coisa a fazer seja aceitar esse lixo;  aceitar que existem coisas que não servem mais para nada, para romper com esse eterno ciclo de funcionamento.

O filósofo alemão Walter Benjamim disse algo muito profundo. Ele disse que nós experienciamos a história – nos tornamos seres históricos – não quando estamos comprometidos com coisas que se movem, mas somente quando vemos  restos da cultura sendo tomados pela natureza. Nesse ponto é que temos uma intuição do que a história significa.

Talvez isso valha também para filmes pós-catrastóficos, como “Eu sou a lenda”. Nós vemos o ambiente humano devastado:  Fábricas pela metade, máquinas caindo aos pedaços, lojas pela metade…

O que nós experienciamos nesse movimento, o termo psicanálitico para isso seria, “inércia do real”. Esta presença silenciosa além de qualquer significado.

O que momentos como esses (…) nos trazem é talvez uma chance de uma experiência passiva autêntica. Talvez, sem esse momento artístico apropriado de passividade autêntica, nada novo possa surgir.

Talvez, algo novo somente surja através da falha; da suspensão do funcionamento apropriado da rede existente de nossas vidas – onde nós estamos.  Talvez isso seja o que nós precisamos hoje, mas do que nunca.

Assista o documentário completo (com legenda em Português)

https://www.youtube.com/watch?v=GUq1yuxFZmQ

Deivison Nkosi

Professor e pesquisador. Integrante do Grupo KILOMBAGEM

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>